quinta-feira, 10 de junho de 2010

O verdadeiro sexo frágil

Há algum tempo, li uma matéria no Yahoo sobre o que uma mulher pode fazer com um pobre homem. E aí eu me convenci de que não passamos de meras vítimas de nossos própios corpos. Os hormônios são substâncias incríveis que podem mudar nosso comportamento de um instante a outro. Hoje mesmo uma descarga de adrenalina tomou conta de mim quando tropecei num tapete de casa e quase caí. No momento da quase-queda, a adrenalina entrou em cena tentando me alertar do perigo de plantar a cara no chão. O resultado foi um aumento repentino no ritmo cardíaco, pernas bambas e aumento da temperatura corporal. Tudo isso assim, num instante.

O texto abaixo, por sua vez, fala do hormônio cortisol, que é produzido pelas glândulas supra-renais e está associado ao estresse, que pode ser de natureza física ou psicológica.


Beleza feminina eleva nível de estresse nos homens
Níveis do hormônio cortisol sobem, afetando a pressão arterial e o coração

Por Minha Vida

Uma mulher bonita seria capaz de abalar a saúde emocional e física dos rapazes? Tudo indica que sim. De acordo com cientistas da Universidade de Valência, na Espanha, e seus colegas da Universidade de Groningen (Países Baixos), a beleza feminina pode elevar o nível de estresse e prejudicar a saúde do coração dos homens.

Para chegar a este resultado, cientistas avaliaram 84 estudantes do sexo masculino da seguinte maneira. Os participantes recebiam 20 dólares e deveriam resolver testes de sodoku. O local do exame era uma sala, na qual os envolvidos entravam acompanhados de um dos cientistas e de uma mulher bastante atraente, que simulava também estar lá para resolver os problemas do jogo. Em um determinado momento, o pesquisador saía da sala sob algum pretexto e o casal era deixado sozinho.

Ao examinar a saliva dos candidatos, os pesquisadores concluíram que basta cinco minutos com uma estranha atraente para os níveis do hormônio cortisol subirem. Em pequenas doses, o cortisol tem efeitos positivos, mas em elevados índices pode provocar uma baixa nas defesas do organismo, além de problemas cardíacos, diabetes, hipertensão e até impotência. Ou seja, o nível de cortisol, que é um hormônio associado à resposta ao estresse e que aumenta a pressão arterial e a quantidade de açúcar no sangue cresce quando um homem se vê diante de uma bela desconhecida. A conclusão dos estudiosos é que para muitos homens a situação se mostra como uma oportunidade de conquista, criando ansiedade, taquicardia e elevando o cortisol.

Outro recente estudo, realizado pela Universidade de Radboud, na Holanda, sugere que os homens "perdem a cabeça", quando estão na presença de uma bela mulher. De acordo com os cientistas, o público masculino usa uma porcentagem tão grande da sua função cerebral ou de seus recursos cognitivos para impressionar a mulher que ficam restritos para realizar outras tarefas, por mais simples que elas sejam.

Fonte: Yahoo Minha Vida



Não é à toa que um homem fica bobo quando se vê diante de uma bela mulher, principalmente se for desconhecida. Em qualquer evento que aglomere pessoas e que a "azaração" seja liberada, pode-se obervar situações como a descrita na matéria. Por isso, se você for mulher, lembre-se que o pretendente que está fazendo gracinhas e falando bobagens está sob os efeitos do cortisol e que ele não tem absoluta culpa por parecer um bobo só para lhe impressionar. Aliás, veja isso como um elogio indireto e inconsciente da parte dele, já que, como foi frisado na pesquisa, a homarada perdeu a cabeça quando esteve perto de uma linda mulher. Agora, se você for homem, só lhe resta concordar com a pesquisa, admitir que você está sujeito a uma situação parecida e que o emblema "sexo frágil" não se aplica somente às mulheres.