domingo, 24 de outubro de 2010

Das Vantagens de Ser Bobo - Clarice Lispector

Andei xeretando o blog do Projeto Apoema, sobre Educação Ambiental, dirigido por Berenice Adams (uma das melhores cabeças pensantes da EA no Brasil) e encontrei algumas postagens difíceis de não serem notadas. 

Quem não leria um texto ou veria um filme que fala sobre as vantagens de ser bobo? Afinal, o que é ser bobo? O que a autora, Clarice Lispector, quis dizer com "ser bobo"? O texto é, por si só, interessante. E na voz de Aracy Balabanian ficou fascinante!

Fiquei pensando na mensagem desse texto e só pude concluir o que eu sempre desconfiei: eu sou uma completa BOBA!

E você? Ainda quer ser ESPERTO? 

Analise suas atitudes e tente se classificar em uma das duas opções. Mas não vale se esquivar! Se você perceber que se enquadra na classe dos bobos e tentar mudar o resultado, é sinal que o resultado inicial estava errado... 

Acompanhe aqui o texto na íntegra:

Das vantagens de ser bobo

O bobo, por não se ocupar com ambições, tem tempo para ver, ouvir, tocar no mundo.
O bobo é capaz de ficar sentado quase sem se mexer por duas horas. Se perguntado por que não faz alguma coisa, responde: "Estou fazendo, estou pensando”.
Ser bobo às vezes oferece um mundo de saída porque os espertos só se lembram de sair por meio da esperteza, e o bobo tem originalidade, espontaneamente lhe vem a idéia.
O bobo tem oportunidade de ver coisas que os espertos não vêem. Os espertos estão sempre tão atentos às espertezas alheias que se descontraem diante dos bobos, e estes os vêem como simples pessoas humanas.
O bobo ganha utilidade e sabedoria para viver.
O bobo parece nunca ter tido vez. No entanto, muitas vezes, o bobo é um Dostoievski.
Há desvantagem, obviamente. Uma boba, por exemplo, confiou na palavra de um desconhecido para a compra de um ar refrigerado de segunda mão: ele disse que o aparelho era novo, praticamente sem uso porque se mudara para a Gávea onde é fresco. Vai a boba e compra o aparelho sem vê-lo sequer.
Resultado: não funciona.
Chamado um técnico, a opinião deste era que o aparelho estava tão estragado que o concerto seria caríssimo: mais vale comprar outro.
Mas, em contrapartida, a vantagem de ser bobo é ter boa-fé, não desconfiar, e, portanto estar tranqüilo.
[...]
É que só o bobo é capaz de excesso de amor. E só o amor faz o bobo.

(Clarice Lispector)
___________________________________________________________________________________________

Postagem original de Bere, com vídeo:

Projeto Apoema - Educação Ambiental: Das Vantagens de Ser Bobo - Clarice Lispector: "Narração maravilhosa de Aracy Balabanian do texto !Das Vantagens de Ser Bobo' da eterna Clarice Linspector!"

0 comentários:

Postar um comentário