terça-feira, 27 de abril de 2010

Amores impossíveis

Todo mundo já viu essa figura por aí. Olhando para ela, podemos ver duas coisas: a) que esqueceram de pintar o cacto de verde ou marrom; b) o cara que tá segurando a figura cutuca os cantos das unhas. É, repara ali aquelas pelinhas levantadas de tanto cutucar...

Ok, bricadeiras à parte... gosto dessa imagem porque remete àquela idéia de que um amor impossível pode acontecer. É um pouco estranho falar assim, já que, se é impossível, como acontece? Se acontece, então é possível!
Na verdade, declaramos amor impossível aquele que é muito difícil de ser levado adiante, muitas vezes por motivos de grandes diferenças entre o casal ou mesmo por um dos lados não corresponder ao outro. Amores impossíveis também acontecem quando alguém se apaixona por alguém que não está ao seu alcance.


Hanna, uma menininha de 4 anos que comoveu muita gente com seu pranto ao saber que ia para o Japão e seu professor não a acompanharia.

O sofrimento causado por isso é enorme, principalmente quando se é necessário manter segredo. É claro que a garotinha não sofre de amor de mulher-homem, já que ainda é criança e tem toda sua inocência. Mas uma aluna pode, sim, se apaixonar por seu professor, como um padre pode se apaixonar por uma das fiéis, um homem pode se apaixonar pela mulher do melhor amigo, ou até mesmo se apaixonar pelo melhor amigo.


Cena do filme Simplesmente amor ("Love actually"), em que o rapaz se declara para a moça, esposa de seu melhor amigo.

A distância também pode ser um fator complicante para que um relacionamento aconteça. A dor da separação e da saudade ficam ainda mais intensas, e uma despedida pode ser muito mais dolorosa. A posição da família também interfere, principalmente para quem tem grande ligação afetiva com seus familiares. De qualquer forma, distância e família não são fatores que de fato impedem que um amor aconteça.

No coração ninguém manda e disso todo mundo já sabe. Só devemos tomar cuidado para não permitir que ele vire a vida das pessoas de pernas para o ar. Entregar-se ao seu amor, à primeira vista impossível, faz com que você deixe de lado suas tristezas e viva intensamente tudo o que sonhou ao estar ao lado da pessoa amada. Contudo, se a pessoa amada for a(o) esposa(o) de seu(sua) melhor amigo(a), como no exemplo do vídeo acima, o(a) melhor amigo(a) não ficará bem na história e o casamento será desfeito. Vale a pena, então, trocar a sua infelicidade pela de seu melhor amigo? Se a resposta for sim, então vocês não são melhores amigos.

O melhor a fazer é tomar cuidado, analisar as coisas antes de agir e agir com prudência. Mesmo que o amor seja um balão que infla em seu peito e o faça voar, é bom manter um chumbinho amarrado aos pés para não voar demais e acabar estourando lá em cima.

Voltando, então, à foto, que passa a mensagem de que amores impossíveis acontecem. Sim, acontecem. Mas com certeza depois de muita luta - senão não teria sido chamado de impossível algum dia. Se depois de analisar toda a situação e ver que vale a pena arriscar, vá em frente e ame sem medo. Mas se notar que a situação será ainda mais difícil do que a atual, então redobre sua atenção e espere que o tempo tome as providências. Só não digo para deixar de amar, porque isso, sabemos, é o que é realmente impossível.

0 comentários:

Postar um comentário